Rondônia, quarta-feira, 18 de outubro de 2017
 
 

A OUSADIA DE UM DIRETOR TRANSFORMA ESCOLA DA CAPITAL EM REFERÊNCIA NOS EUA | Imagemnews.com.br Agência Imagemnews - Jornal Eletrônico, Notícias de Rondônia e Região A OUSADIA DE UM DIRETOR TRANSFORMA ESCOLA DA CAPITAL EM REFERÊNCIA NOS EUA
16/8/2012 - 16:49 - ( Educação )

Gerenciar uma escola pública com pouco recurso e sem muito incentivo do Governo do Estado é um desafio difícil de ser vencido. Mas, para o diretor Nilson Viera, da escola Hélio Neves Botelho, no bairro Caladinho, zona Sul de Porto Velho, o corte de gastos e a priorização de investimentos são receitas de sucesso para transformar o ambiente escolar para melhor. 

Foto: Maks Rocha/Ag. Imagem News


Idealizador de vários projetos que mudaram o cenário da escola, Nilson Viera é ganhador de vários prêmios de gestão escolar. Eleito o melhor gestor de escola pública do Estado em 2011, o diretor foi presenteado com uma viagem aos Estados Unidos, onde representou Rondônia em um intercâmbio cultural com diretores de escolas do México, Tailândia, Argentina e Estados Unidos.

Foto: Maks Rocha/Ag. Imagem News


Com as salas de aulas equipadas com central de ar-condicionado, televisores de 40 polegadas LCD e aparelhos de DVD, a escola de 1° ao 5° ano do ensino fundamental conta com 700 alunos, nos período da manhã e tarde. Com nota 5 no IDEB (Índice de Desenvolvimento do Ensino Básico), a Hélio Neves Botelho ficou na sexta colocação do ranking das melhores escolas da capital.

DE SALA DE VÍDEO PARA BIBLIOTECA

A colocação de televisores nas salas de aula foi à alternativa mais barata encontrada pelo diretor para suprir a necessidade de um espaço maior para a biblioteca, que passou a ocupar a sala de vídeo. Segundo Nilson Viera, a biblioteca funcionava em uma sala pequena, com pouca capacidade para acomodar os alunos. A construção de uma nova foi negada pelo Governo do Estado, que alegou que a obra sairia muito cara, valor em torno de R$ 130 mil.

Foto: Maks Rocha/Ag. Imagem News


O jeito foi improvisar. “Transformamos a sala de vídeo em biblioteca e com recursos da escola, do Governo Federal e com ajuda da comunidade, compramos televisores e aparelhos DVDs para instalar nas salas de aulas. A alternativa saiu mais barata que a construção de uma nova biblioteca”, ressaltou o diretor.

DE BIBLIOTECA PARA SALA DE RECURSOS

O espaço onde antes funcionava a biblioteca foi transformado em uma Sala de Recursos, para atender com aulas de reforço os dez alunos com necessidades especiais matriculados na escola.

Foto: Maks Rocha/Ag. Imagem News


Decoradas com cores vivas e alegres, a sala conta com computador adaptado, cadeiras de rodas e jogos interativos. Uma professora se prontificou a orientar as crianças com necessidades especiais em atividades didáticas, em horários alternativos ao da sala de aula.

ECONOMIZAR

Na escola a ordem do diretor é economizar. É foi pensando em economizar tinta, que as paredes da escola foram todas revestidas com cerâmicas, numa altura onde as crianças ficam impossibilitadas de sujar e poeira fica menos visível. Até os bancos do pátio ganharam cerâmica.

Foto: Maks Rocha/Ag. Imagem News


SEGURANÇA

Monitorada por câmeras de segurança e portões elétricos, os casos de violência e número de roubos, principalmente de bicicletas, na escola é zero. A escola Hélio Neves Botelho é a única escola pública que conta com o sistema de segurança.

Foto: Maks Rocha/Ag. Imagem News


A escola conta ainda com laboratório de informática com 17 computadores e internet sem fio. Além de sistema de alarme de incêndio.

Foto: Maks Rocha/Ag. Imagem News


SALA ECOLÓGICA

Um espaço antes não utilizado, entre a quadra de esportes e as salas de aulas foi aproveitado para a construção de uma sala de aula ao ar livre. Professores utilizam o espaço para trabalhar atividades sobre meio ambiente e uma opção para mudar o cenário de aulas.

Foto: Maks Rocha/Ag. Imagem News


Conscientizando a crianças sobre a importância da preservação do meio ambiente, a escola também adotou o sistema de coleta seletiva.

Foto: Maks Rocha/Ag. Imagem News


SEM RECURSOS EXTRAS

“Trabalho com os mesmo recursos das outras escolas, R$ 8 por aluno. A diferença é que priorizo os recursos para um objetivo e reduzo os gastos da escola”, explica Nilson Viera ao responder a pergunta mais frequente feita a ele: se recebe recursos extras?

INTERCÂMBIO

A escola que após o intercambio se tornou referencia internacional, ganhou a visita do diretor de uma escola dos Estados Unidos, que na semana passada esteve em Porto Velho para conhecer o sistema de ensino no Estado. Em 2011, representantes da embaixada americana também visitaram a escola Hélio Neves Botelho, para a premiação do diretor como melhor gestor de escola.

Foto: Maks Rocha/Ag. Imagem News


Fonte : Imagem News    Autor : Imagem News

 
 
Nome :
E-mail :
Comentários :

 

Digite o código ao lado :
Code Image - Please contact webmaster if you have problems seeing this image code Mostrar outro código

 

 
Existem ( 1 ) Comentário(s)
Nome : DANIEL MOSIAH
Comentário : ESSA E A MELHOR ESCOLA DO MUNDO, ainda estudo la com a professora mercia

 
 
Nome :

E-mail* :

Cadastrar Remover


Nosso Telefone : (69) 3229-0355 / (69) 8402-4833 E-mail : atendimento@imagemnews.com
Endereço: R. Joaquim Nabuco, 2507 sala 16 Bairro: centro Cidade : Porto Velho - Rondônia