Rondônia, sexta-feira, 28 de julho de 2017
 
 

MUNDO - Estado Islâmico perdeu 14% de seu território este ano, diz instituto britânico | Imagemnews.com.br Agência Imagemnews - Jornal Eletrônico, Notícias de Rondônia e Região MUNDO - Estado Islâmico perdeu 14% de seu território este ano, diz instituto britânico
21/12/2015 - 20:45 - ( Internacional )


O grupo jihadista Estado Islâmico (EI) perdeu 14% do território sob seu controle na Síria e no Iraque nos últimos meses, informou nesta segunda-feira o instituto especializado Jane´s. Com base em informações nas redes sociais e em fontes presenciais na Síria e no Iraque, o instituto britânico avalia que a zona controlada pelo EI foi reduzida em 12.800 km² entre o dia 1º de janeiro e 14 de dezembro de 2015 - o grupo controlava 90.800 km² e atualmente exerce domínio sobre 78.000 km².

Uma das perdas do EI foi a zona da fronteira norte entre Turquia e Síria, na região de Tal Abyad, que era um dos principais pontos de passagem do grupo na fronteira turca.

"Nossos aviões já provocaram um impacto financeiro no Estado Islâmico após a perda do controle da zona de fronteira de Tal Abyad, o que se soma à recenteintensificação dos ataques aéreos contra as capacidades de produção petroleira do grupo", destaca Columb Strack, analista da Jane´s especializado no Oriente Médio.

"Outras perdas substanciais do EI foram a cidade iraquiana de Tikrit, parte do complexo da refinaria de Baiji e trechos da principal estrada entre Raqa e Mossoul, o que complica o trânsito de armas e provisões entre as duas principais cidades sob o controle do Estado Islâmico".

Apesar destas perdas, em 2015 o EI conquistou territórios no oeste da Síria, como a histórica cidade de Palmira e o centro de Ramadi", destacou Columb Strack, lembrando a ofensiva do grupo jihadista em maio de 2015.

A análise"geoespacial" das atividades do EI revela ainda que forças jihadistas estão "fortemente concentradas em torno de Bagdá e Damasco". 

Como o EI, o regime do ditador sírio, Bashar Assad, perdeu terreno em 2015, controlando no momento cerca de 30.000 km² (-16%) da superfície total do país de 185.180 km², mas Columb Strack destaca que "o governo sírio conseguiu recuperar parte de suas perdas territoriais graças à intervenção militar russa a partir de setembro".

Os curdos sírios, ao contrário do EI, ampliaram a zona sob seu controle em 186%, totalizando em meados de dezembro 15.800 km².

(Com AFP)


Fonte : ImagemNews.com.br    Autor : Veja.com

 
 
Nome :
E-mail :
Comentários :

 

Digite o código ao lado :
Code Image - Please contact webmaster if you have problems seeing this image code Mostrar outro código

 

 
Existem ( 0 ) Comentário(s)

 
 
Nome :

E-mail* :

Cadastrar Remover


Nosso Telefone : (69) 3229-0355 / (69) 8402-4833 E-mail : atendimento@imagemnews.com
Endereço: R. Joaquim Nabuco, 2507 sala 16 Bairro: centro Cidade : Porto Velho - Rondônia